domingo, 30 de dezembro de 2012

Pauta de Hoje: Willis Carrier, Newsweek, Cinema, "My Bloody Valentine", James Joyce e algumas pílulas...


WILLIS CARRIER

Desde 2009, 2010 houve um murmurinho acerca desse americano, nascido em Angola, Nova York. Apesar do sugestivo nome, a terra fica nos Estados Unidos e não na África (explicarei melhor essa comparação). Voltando... O "bafafá" todo deu-se na rede (web) justamente pela invenção de Carrier: o moderno ar condicionado. Aquele aparelho que todo brasileiro lembra-se quando entra setembro. Esse calor escaldante e absurdo que nosso país mergulha (sem trocadilho) durante meses. A partir da imensa divulgação de seu nome, Willis Carrier tornou-se pessoa importante e admirada (Sim, por que não?) pelos trópicos daqui. Talvez ele nem seja tão admirado ou lembrado na Europa e Ásia, mas o inventor dessa "maravilha gelada" entrou no consciente coletivo brasileiro. Na África (por isso a brincadeira com "Angola"), ele seria lembrado bastante. Não sei o quão os países africanos sofrem com o calor, porém ar condicionados seriam de excelente grado por lá. E, foi justamente numa fábrica de aquecedores e sistemas de ventilação que nosso herói começou a desenhar o que, hoje, conhecemos por ar condicionado. Acho justo que seu nome saia da escuridão e venha à luz. Afinal de contas - sua invenção beneficia milhões de pessoas em suas casas e escritórios. Sem essa refrigeração toda seus PCs e computadores não estariam funcionando nesse exato momento. Certo? Uma salva de palmas a Willis Carrier!!!! Obrigado!


NEWS

- Após 79 anos, "Newsweek" sai de circulação; agora, só digital. A última edição saiu com a data de 31 de dezembro de 2012. A partir desse novo ano a revista circulará no formato digital. É a primeira grande revista a passar por isso.

- Numa entrevista para a televisão americana na última semana, o cineasta americano Quentin Tarantino revelou que tem muita vontade de trabalhar com Johnny Depp, de quem é amigo. "Falta o personagem certo" - revela o diretor. 

- A famosa banda "My Bloody Valentine" divulgou em sua página no Facebook que o processo de masterização do seu novo álbum foi concluído. Isso pode parecer pouca coisa, mas para quem há mais de 20 anos não lança nada é uma bela notícia. Desde "Loveless" de 1991. A conferir!


- A Editora "Illuminuras" lança nesse fim de ano duas novas traduções de James Joyce feitas por Dirce Waltrick. "Cartas a Nora", incentivado pela esposa na época. E "Epifanias", com 40 textos curtos sobre cotidiano corriqueiro. (Obaaaa!)


OBITUÁRIO

Numa fornada só foi-se muita gente boa... Para citar alguns artistas da música, somente nos últimos dias morreram: "Lee Dorman" (Iron Butterfly), "Mike Scaccia" (Ministry) e "Ray Collins" (Mother Of Invention). Um RIP enorme a todos!!!!

ENERGIA

E, mais uma vez (quem lê meu blog sabe) cá estou falando de energia. Ou pela falta dela. Na última semana o município do Rio de Janeiro teve diversos "apagões" em seus bairros. Pela minha contagem: uns dez bairros divididos em Zona Sul, Norte e Oeste. Pior: a Dilma afirmou que foi falha humana. Ao menos, no caso dos aeroportos. Pelo amor de deus - sem esse papo fiado, né? Muitos acham que devido ao calor, a cidade não aguentou o rojão! Ok, essa é uma opinião... Mas, não parece-te muito estranho que DEPOIS de algumas medidas que Dilma tomou em relações às Concessionárias de luz voltem esses apagões? Será falha humana mesmo? Ou existe outra falha? Hein? Toma vergonha na cara, Brasil!!!

TRACKLIST

Guns has No Triggers (Dirty Projectors)
Ascending Melody (Dirty Projectors)
Temecula Sunrise (Dirty Projectors)
You set the Scene (Love)
Alone Again Or (Love)
The Daily Planet (Love)
A House Is Not A Motel (Love) 


HARE KRISHNA
FELIZ ANO NOVO

CLIC.