domingo, 13 de outubro de 2013

Pauta de Hoje: Frankfurt, Exposições, Perry Farrell, Kubrick, Lolla 2014 entre outras...


FRANKFURT

O que era para ser uma bela homenagem ao Brasil, país escolhido esse ano na Alemanha, transformou-se numa geléia geral. Sim, usei um título de autoria de Gilberto Gil. Se você percebeu está muito adiantado no texto: parabéns! Mas, foi um pouco disso que rolou na cidade. Uma lavação de roupa para gringo ver e ouvir. Eu sei que são duas histórias diferentes, porém se misturam. Não são equidistantes. Uma coloca uma verve radical acerca dos escritores convocados para representar o Brasil. E lá se foi falar de racismo, hipocrisia, injustiças sociais etc... Tudo que a Alemanha, EUA ou outro país tem. Em tempo: eu acho que a literatura passa por isso "também". A arte precisa provocar mesmo. Do outro lado vem o papo autoral de biografias, citações e tudo mais... Uma grande bobagem! Como (bem) disse o jornalista Laurentino Gomes: "... Deixem os jornalistas, escritores e biógrafos trabalharem. Se algo que for dito ou escrito lesar alguém que puna-os ..." Simples. Porque qualquer coisa um pouquinho além é censura! Desculpem-me geração de 50 ou 60, mas é censura! E parece que essas mesmas pessoas não aprenderam com o passado. Imagine que agora para escrever eu não poderia citar ninguém (como citei Gil lá em cima) de forma referencial ou direta? Caetano (fiz de novo) não cantaria "Sampa" né? Com suas poesias concretas cheias de citações de pessoas públicas. E os contos? As crônicas? Querem esgotar a literatura de forma aberrante e indelicada. Repito: deixem tudo como está e se houver "dolo" que se puna. Simples. A arte é livre. As pessoas também são. Deixe o fluxo correr. Parece até piada de mau gosto nas vésperas de eleições. Enfim... Se você chegou até aqui percebeu que ora alguma eu usei a palavra "liberar". Porque não é para liberar nada; é tão somente para deixar como está. Existem muito, mas muito mais leis que precisam ser analisadas e revistas. Parem com isso! Viva as biografias (e eu adoro-as) e a livre escrita. Falando nisso... Fazendo justiça aos professores: Com carinho, ao mestre!


NEWS

- Ano que vem (2014) virá ao Rio uma super exposição. Obras de Picasso, Warhol, Basquiat e Roy Lichtenstein do acervo do Museu Ludwig na Alemanha direto para o CCBB em Abril. Prepare-se!

- A USP - Universidade Federal de São Paulo - foi citada entre as 200 melhores do mundo. A Universidade Paulista ficou em 158º lugar, segundo a Times Higher Education.

- O presidente do PT, Rui Falcão, é o deputado com mais faltas na Assembleia Paulista. Ele faltou 187 vezes das 584 sessões que existiram... Maravilha, hein? Experimente fazer "metade" só no seu trampo!

- Começou dia 11, em São Paulo, a Exposição Stanley Kubrick, inédita na América Latina. Nela, são apresentados objetos e documentos originais dos filmes do cineasta, que assinou a direção de 14 filmes. O Rio de Janeiro aguarda essa!


LOLLAPALOOZA 2014

"A produção do festival Lollapalooza anunciou os detalhes da edição de 2014, em evento com jornalistas, em São Paulo. O terceiro Lolla paulistano vai ser nos dias 5 e 6 de abril, no Autódromo de Interlagos. Segundo a organização, o line-up está 90% fechado. As vendas de ingressos, ainda sem preço definido, começam em novembro." (Folha)

Notícia super bacana, mas e aí? Comprar ingresso sem saber a atração? É o mesmo que você entrar em um restaurante e pagar antes de saber o prato. Porra, isso é uma brincadeirinha mundial não? Nego tirou o ano para nos sacanear, né? Veja (ou leia) bem: o evento só acontecerá em 2014 e será vendido já em novembro. Será que é pedir demais que nos apresentem os "aperitivos"? Ou o que estamos pagando? Sei lá... Acho que eu estou de mau humor mesmo. Vai ver é isso...

Em tempo: quem produzirá o Lolla esse ano será a Tickets 4 (for) Fun! 



MOSTRA

Yayoi Kusama
100 obras contemporâneas (Broken Heart)
CCBB
Do dia 12 de outubro à 26 de janeiro  

TRACKLIST

Ocean Size (Jane's Addiction)
Stop (Jane's Addiction)
Janes Says (Jane's Addiction)
Underground(Jane's Addiction)
Say Something (Perry Farrell)
Our Song (Perry Farrell)
Song Yet to be Sung (Perry Farrell)




CLIC.

HARE!