quarta-feira, 29 de julho de 2015

Pauta de Hoje: Leonardo Padura, Cinema, "Uma Linda Mulher", Braseiro da Gávea, Bergman, Trump, etc...


Ao abrir o meu blog, na área de postagens estava exibido a seguinte mensagem: "...As leis da União Europeia exigem que você informe os (sic) visitantes da União Europeia sobre os cookies usados no seu blog. Em muitos casos, essas leis também exigem que você obtenha o consentimento deles ..." 

Sentiu a imposição? Pois é... Por enquanto eu passei batido pela mensagem e sigo sem dar nenhuma explicação a União Européia, Americana ou quaisquer que sejam... Exigir algo de mim não funciona. Pedir, solicitar já é um bom começo... Hunf!

LEONARDO PADURA


O quão auspicioso fiquei ao me deparar com uma série de programas brasileiros com o escritor cubano na pauta. Decerto que ele veio ao país para a FLIP - a priori - porém o que decorreu daí foram uma série de encontros e entrevistas aonde eu e quem mais pudesse veríamos o escritor dissertar e argumentar acerca de inúmeros assuntos. E bota "inúmeros" aí... Parecia que cada entrevistador queria arrancar-lhe o couro. No sentido bom... Como se fosse "raspar o pote"... Ou extrair tudo de seu cérebro. Em parte foi fantástico, pois consegui absorver uma série de informações históricas e filosóficas de um homem de 60 anos que nasceu e viveu (e ainda vive) em Cuba, mas viajou boa parte da Europa e Ásia em busca de acontecimentos importantes que somente os livros contam e de maneira rasa. Não só para os seus livros como para sua vida. Seus romances são ricos em dados históricos e acadêmicos. Suas pesquisas são profundas. Experimente ler, por exemplo, "O Homem que Amava os Cachorros" ou o atual "Hereges"... Todos os dados ali são "fatos". A ficção entra no talento e na habilidade de Padura para encaixar a narrativa. Porém, muitos historiadores admitiram que os livros servem (e muito) para se aprender sobre história. Muito de seu trabalho vem de pesquisa ou de visitas no próprio país. Como fez na Espanha, Estados Unidos, França, Alemanha e, recentemente na Rússia (Moscou). Contudo, nem tudo são flores: em algumas entrevistas, certos jornalistas usaram de parcialidade (no caso da Revista Veja e Globo) em perguntas ou questões que envolviam Fidel Castro, fome, ditadura e a realidade cubana. Padura respondeu a todas de forma polida e particular. Mas, alguns veículos não se satisfizeram e pareciam mais preocupados em convencê-lo de que estavas sendo superficial ou errático em suas respostas... Ora... Imagine "explicar" a um cubano que ele está errado - e você, um brasileiro que nunca sequer viveu ou tem ideia do que é ser cubano tem todas as respostas? Bastante presunçoso, não? Pois é... Eu não teria metade da paciência... De qualquer forma foi emocionante e encantador observá-lo e aprender. Assim como uma plateia sente prazer em absorver lições de um Mário Sérgio Cortella, o mesmo se aplica a Leonardo Padura. Uma aula de vida.


CINEMA I

Um dos clássicos do cinema moderno, "Uma linda Mulher", completa esse ano 25 anos desde a estreia. O elenco resolveu se reunir para a celebração. Me lembro bem da atmosfera desse. Uma trama típica do cinema, mas com ingredientes eficazes: a beleza de Julia Roberts, o galanteio de Richard Gere e o imaginário de um amor "improvável". Uma ode a Odair José... "Eu vou tirar você desse lugar"... Rsrsrs... Isso com o mundo da moda e dinheiro como elementos adicionais. É um filme de romance bem mais sensual (na minha opinião) do que esses "tons de cinza"... É o que não se vê. Só o que se sabe. E isso tudo ao ritmo de Roy Orbison! Rrrrrrrr!!! Quem é que (com mais de 35 anos) não associa o filme nos primeiros acordes de "Pretty Woman"? Talvez eu esteja errado, porém me dá a impressão de que esse filme daqui a 30 anos ou mais se tornará um dos grandes filmes de amor. Pela trama errática e ousada e por química imediata entre Julia e Richard! Podem apostar.


CINEMA II

Ando circulando muito pelas séries (cada vez mais populosas) e acabo me perdendo. Independente do formato o conteúdo ainda é o que mais me agrada. Mesmo tendo a sétima arte como um dos pilares de minha vida. De "streaming em streaming" caiu na minha vista a continuação de TED (sim, aquele filme besteirol de um urso pouco educado parceiro do bobão Mark Wahlberg). Eu não vi o original. Não é meu tipo de filme. Porém, encarei a continuação como desafio... Rsrsrs... E não é que me divertiu? O urso é desbocado, maconheiro e zoador. Mas, tem índole boa e quer formar família... Sim! Algo completamente louco e irracional, certo? Mas, isso é cinema... O que o urso deseja é fazer seu bebê em laboratório e ser feliz com sua (maravilhosa) mulher. O problema é que o governo o declara "objeto" e não ser humano. A partir daí ele transforma-se em "propriedade". O drama começa nessa fase. E, confesso que desanimei. Beirou um novelão mexicano com uma trama absurda. A questão aí é se divertir enquanto dá e abstrair o dramalhão... Um filme simples, bobo até, porém que tem suas tiradas! Nada demais. A estreia dele está prevista para a primeira quinzena de agosto e deve receber um público razoável. Eu colocaria o bonequinho sentado (pensando em dormir...rs). Valeram os primeiros trinta minutos de filme. Completam o filme, Amanda Seyfried, Jessica Barth e o vilão do primeiro filme, Giovanni Ribisi (ótimo ator). Esqueci de mencionar a participação cirúrgica de Morgan Freeman, claro. Não esperem muito... Aliás, esperem pouco. 

NEWS

- Ainda no cinema... Mas, dessa vez em refinado estilo... O clássico "O Sétimo Selo" de Bergman está no circuito carioca para apreciação dos cinéfilos. Uma obra magistral de 57. Essa é a ideia da Zeta Filmes: colocar clássicos da sétima arte para os fãs e até mesmo para quem nunca viu. Em agosto está programada a entrada de "La Dolce Vita" de Fellini. Corra!

- Para os fãs de uma boa carne: o Braseiro da Gávea está de volta! Foram gastos 3 milhões na obra e exigidos 6 meses de intenso trabalho. A famosa "picanha" do restaurante voltará em agosto (dia 3) com força total. Os sócios prometem a qualidade máxima sempre exigida pelos fãs do acepipe.

- Os brasileiros falam mal (com razão) de certos candidatos que aparecem por aqui em tempos eleitoreiros, porém nos EUA não está sendo nada diferente. A candidatura de Donald Trump tem mexido com os americanos. Certas bravatas e posturas de Trump beiram ao ridículo. E, olhe que não me refiro ao cargo de deputado ou senador... É da presidência do país... Quem acompanha fica constrangido ou revoltado. Parece que o Tio Sam tem um novo "Ronald Reagan" (outrora ator de cinema) no páreo muito mais ridículo. 

- Faleceu essa semana o jornalista Sérgio Leitão (20) acometido por um mal súbito. Sérgio cobriu várias Copas do Mundo e eventos esportivos, mas seu grande furo foi em 74 com o caso do assalto ao trem pagador. Ronald Biggs fora encontrado e preso. O jornalista foi o primeiro a dar a notícia. RIP.


TRACKLIST

Pretty Woman (Roy Orbison)
You Got It (Roy Orbison)
California Blue (Roy Orbison)
In Dreams (Roy Orbison)
It's Over (Roy Orbison)
I Drove All Night (Roy Orbison)


57 anos

CLIC.