quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pauta de Hoje: Wilco (Star Wars), Faroeste Caboclo (Desconstruída), Godard (filme novo), Casa do Alemão e mais...



Muitos sabem que esse espaço não é dedicado para furos (ui) jornalísticos ou imediatismo da notícia. Logo - não temos pressa ou desejo de ser o primeiro ou o único a comentar, resenhar ou arguir acerca de qualquer coisa. O que me interessa é a informação, o conteúdo e sobretudo a discussão em si. Nada precisa ser pautado conforme o tempo. Não. Aqui se fala de entretenimento, cultura e arte em seu próprio tempo. Essa é uma resposta a uma pergunta que me foi feita "in loco" mais de uma vez... Respondido? Pois é... Baixei e escutei o novo disco do Wilco semana passada, mas fiquei (mais uma vez) sem internet. Desculpem a demora... Segue...

WILCO

"Star Wars" é o nome do nono disco do Wilco. Banda americana formada em 1994. Muita gente gosta de compará-los ao REM pelo folk e o country enraizado em seu som. E, de fato, as bandas têm muitos fãs em comum. Mas, ao contrário dos músicos de Athens, o Wilco sofreu na carreira várias formações até permanecer a de hoje com o vocalista Jeff Tweddy e o baixista John Stirratt - únicos originais - e Nels Cline, Pat Sansone e Mikael Jorgensen - guitarristas e baterista. Esse trabalho é bem curto e direto. São 11 faixas no total em poucos 33 minutos de som. Parece um rock mais cru e de garagem do que os habituais álbuns da banda. Saíram de uma linha mais indie e se aproximaram mais de um rock glam setentista ou até mesmo do rock experimental de um Velvet Underground ou Stooges. A voz de Jeff se aproximou muito da de Lou Reed em Star Wars. Podem apostar. Se um ouvinte desligado ou desconhecido não souber da trajetória do Wilco se confundirá completamente. A banda disponibilizou o trabalho todo em seu site no dia 16 de julho e ficará assim até agosto (15). Corra e baixe, pois é um interessante álbum. E, a gratuidade não é sinal de simplicidade. Não. É sinal de gentileza. As faixas todas estão harmoniosas e gostosas. Mesmo que você não seja um fã deles irá curtir bastante. Eu curti. Outra coisa que me lembrou bastante ao ouvir as faixas foi T. Rex. Há uma porção Marc Bolan em Jeff Tweedy. Certamente. Destaco algumas a seguir... Faixas como "You Satellite" e "King Of You" farão os fãs lembrarem do velho Wilco de outrora. "More..." e "Random Name Generator" acusam golpes glam e trazem Lou Reed (ou Velvet Underground) e Marc Bolan (T. Rex) em ótima forma. "Where Do I Begin" e "Magnetized" fecham as mais indicadas por mim. Ambas perfeitas. A primeira nos remete a lisergia do fim dos anos 60 para os 70. E a segunda - a fase Syd Barrett em seu Pink Floyd. Um som mais etéreo e espacial. Linda. Super bacana. Discão! 


FAROESTE CABOCLO

Aos fãs: não levem a sério... É somente uma brincadeira... Resolvi desconstruir a saga "country" e moderna de João Cristo - personagem de Renato Russo na canção intitulada acima. Vamos lá... Começa que "na escola até o professor com ele aprendeu..." Pergunto: aprendeu o quê? Matemática? Português? Sexo? Assalto? Não saquei...  Ficou uma dúvida. Mas, tudo bem... João foi pra Salvador e lá encontrou um boiadeiro que ia pra Brasília e perderia a passagem? Por que, caralho? Era só viajar... E afinal de contas de onde veio João? Ele foi do nada para Salvador e desceu em Brasília - paraíso segundo a canção. Depois vem um pedaço foda... "Mas, de repente sob má influência dos boyzinhos da cidade começou a roubar"... Ué? Traficar - tudo bem... Roubar, nem pensar... Que porra de má influência é essa? O cara era traficante já e acabou com todos... Cacete! Roubar era o de menos... Rsrsrsrs... O cara era de altos e baixos... Rouba, é estuprado e fica puto. Vira bandidão violento e se arrepende quando conhece uma guria bacana. Maria Lúcia o nome da distinta. Chega o Jeremias e começa a traficar também... Ok. Vira concorrente. Aí surge o verso " E Santo Cristo há muito tempo não ia pra casa..." Por quê? O que é que esse malandro estava fazendo? Maria Lúcia meteu-lhe um par de chifres, claro. O camarada não dava assistência. "Mas, ele viajava muito..." Não. Jeremias também era "traficante" (e de renome, lembram?) e comeu a menina. Casou e fez-lhe um filho. João deu mole nessa... Ok. ok... Maria Lúcia também é bem escrota. Só existiam esses dois homens na cidade? Foda também. Bom... O cara se emputece e chama o caboclo para a porrada. Duelo, na verdade. Arma todo o esquema. Marca hora, fala em encontro e armas... Ao chegar lá ele toma um tiro pelas costas e está desarmado... "Como é que o cara vai a um duelo SEM arma?" Claro. Quem traz a winchester 22 é Maria Lúcia, a vaca. Rsrsrsrs... Aí, sim o corno (rsrsrs) faz a lição de casa: dá cinco tiros no cara e liquida a fatura. Deixa uma na agulha. Bala essa que a Maria Lúcia se mata tb. Agora eu fecho com a pergunta: Não é uma filha da puta essa mulher? Ela fez tudo que fez e deixou o seu filho (ela teve com Jeremias) orfão? Matou o pai e se matou em seguida... E o filho? Foda-se? kkkkkkkkkkkk... Ficaram muitas perguntas no ar... Responda-a uma delas aí junto com a canção... E relaxe!

NEWS

- Chegará aos cinemas o novo filme de Jean-Luc-Godard (foto): "Adeus à Linguagem". A estreia está prevista para a próxima quinta (30). As duas atrações aqui são a nudez 3D que Godard resolve assumir e o cão-ator que desempenha papel importante na película. Confira!

- Notícia ótima... Caiu bastante o número de infectados com HIV. De 2000 pra cá houve uma queda de 35% e a estimativa é de 90% até 2020 (5 anos). O que levam a crer alguns cientistas no fim da doença em 2030. Será? Oxe...

- Segundo o "Spotify" o gênero musical mais ouvido é o hip-hop. Levou-se em consideração um universo de 1000 cidades e 20 bilhões de faixas executadas. Em tempo: Fato que não levou a minha (casa) em consideração! kkkkk... Mas, eu curto o gênero também.

- Essa talvez nem seja do seu interesse... Mas, para quem é do Rio e passa pela BR 040, famosa "Rio-Petrópolis" vai curtir a notícia: A Casa do Alemão, ponto fundamental e conhecido pelos melhores croquetes do trecho faz setenta anos esse ano. Ainda não se sabe como será comemorado, mas estão sendo recolhidas diversas fotos do estacionamento ao longo dos anos. Só de automóveis ali parados temos uma linha enorme de mudanças de design, estilo e cor. 


CURIOSIDADE

Uma pesquisa feita pela YouGov (EUA) afirma que o ser humano diz "eu te amo" apenas para, no máximo, três pessoas. Hmmm... 

TRACKLIST

The Joke Explained (Wilco)
You Satellite (Wilco)
Magnetized (Wilco)
Random Name Generator (Wilco)
Satellite Of Love (Lou Reed)
Berlin (Lou Reed)
Magic And Loss (Lou Reed)


CLIC.