quinta-feira, 16 de julho de 2015

Pauta de Hoje: Tame Impala (Currents), Parlamento da Hungria, Educação, Neil Young, Taxis entre outros...


TAME IMPALA

Sai, oficialmente, amanhã (17) o novo disco do Tame Impala. Chama-se "Currents" e será lançado pela Intercospe Records. Terceiro disco de Kevin Parker e sua trupe. Já falei dele (Kevin) por mais de uma vez aqui. A banda sempre me chamou atenção pela criatividade e beleza. Kevin Parker é um músico talentoso e ao que demonstra tem fôlego para passar pelo soul, pela disco, pelo rock, pop, eletrônico com enorme intimidade e modernismo. O som do Tame Impala sempre surpreende o ouvinte. Os efeitos, reverbs, phases e tudo mais que os sintetizadores mágicos puderem fazer será feito. E, de modo surpreendente. Depois de dois discos bons (diria até ótimos) como "Innerspeaker" e "Lonerism" mais rocker e com guitarras viajantes esse trabalho coloca o baixo e os teclados mais em evidências. As guitarras são meras convidadas. Isso não é demérito. Aqui tudo é feito com esmero, dedicação e doses altas de lisergia. O que sempre gerou comparações com Pink Floyd na fase Syd Barrett ou Yes. Mas, eles vão além: juntam essas influências todas e produzem um novo som. Mais moderno e aberto. Do jeito bacana de se fazer. Das treze faixas ali eu gostei de tudo. Sinceramente. Acho que esse álbum é um dos melhores do ano. Me impressionou muito. Claro, que tem faixas com 58 segundos ou alguns minutos... Faixas mais incidentais... Não atrapalha em nada. Tirando essas, destacaria seis super canções: "Let It Happen" (uma disco maneira e super imprevisível), "Cause I'm a man" (me pegou de jeito. Achei a melhor na primeira audição), "Yes I'm Changing" (efeitos e levada muito bacana), "The Moment" (linda canção... linda... Passei a achar essa a melhor do disco na segunda audição), "The Less I Know The Better" (um funk em alto estilo. Classudo) e "New Person, Same Old Mistakes" (título perfeito e som bacana). Faço uma menção honrosa aqui para "Disciples" - que é curtíssima, mas bem autoral. O disco parece ser sucesso de crítica. A média do trabalho de Parker gira em torno de 9.0. Tá bom pra você? Pois é... Ouça com carinho e tenho certeza de que gostarás e guardarás no coração. 


NEWS

- Brasil segue mal na educação... Nas avaliações sobre as Universidades dos países integrantes do BRICS - todas as nossas caíram no ranking. Exceção feita a Unesp.

- O Parlamento da Hungria autorizou a criação de um muro ou barreira de 175 quilômetros de extensão com a Sérvia para impedir a imigração ilegal. Hmmmm... Já vi esse filme antes!

- Sobrou para Apple Music e Spotify... Neil Young retirou seu trabalho (obra) do Streaming. A reclamação é pela "má qualidade" do som. Segundo, o cantor canadense, o seu trabalho fica amplamente prejudicado pela péssima qualidade das ferramentas. Todo mundo sabe que Neil é militante mesmo nessas causas. O cara entende do riscado. Por ora está tudo encerrado. Ele espera que seus fã entendam... Mas, deixou aberta a porta: "Se eles melhorarem - eu posso voltar".

- Carrasco do Brasil, em 50, Ghiggia, uruguaio, 88 anos, faleceu hoje, dia 16 de julho, mesmo dia em que o atacante, com um chute de perna direita fez chorar milhões de brasileiros. O "Maracanazzo"... Coisas do futebol! RIP.


TAXI

Estava lendo uma história com a Fernanda Torres em que ela foi personagem. Passou-se na França e com um taxista. Ela usou o Uber para chamar um profissional. Quando chegou - por susto ela viu um carro velho com um haitiano dentro e SUA NAMORADA. Yeah!!! Corrida a três... Mesmo com um certo receio, Fernanda pegou o taxi e foi-se embora com eles... A viagem foi estranha, mas honesta. Segundo a atriz. Aí eu me lembrei de uma mesma história que eu passei em Cuba... Assim que cheguei no aeroporto - não falava lhufas de espanhol (isso melhorou muito depois) fui disputado por vários taxistas... Porém - o que eu peguei já tinha um camarada dentro. Ele me explicou num "portunhol" muito merda que eles trabalhavam juntos... Pausa para um misto de receio e curiosidade. Achei que eu iria pro saco ali. "Me fodi"... Dois caras num taxi com um turista? Vai dar merda! Para a minha surpresa cheguei são e salvo e ainda me ajudaram muito a desenrolar uma história com uma vizinha cubana complicada. Essa é uma outra história que um dia eu conto. Lembrei disso pelo fato de ter duas pessoas no carro. Saibam que certos taxis em Cuba vão até mais pessoas... Coletivão mesmo! Cinco, seis pessoas... Dentro de cadillacs, Buicks... etc... E paga-se 50 centavos a um real... Hoje deve estar dois reais... Já convertido. É super barato. O serviço não é do cacete, mas é super barato. Na França, o mesmo se aplica, mas o serviço (dizem) é de primeira. Por isso - o Uber no Brasil é sinal de melhoria, na França nem tanto...

TRACKLIST

Low (REM)
Never Letter Sent (REM)
Electric Blue (REM)
Wanderlust (REM)
Begin the Begin(REM)
Me in Honey (REM)


RIP